Para encontrar a fórmula ideal e conseguir uma boa nota na prova de química no vestibular não é preciso decorar a tabela periódica, mas vale prestar atenção nos tópicos da matéria que, de tão importantes, fazem parte da composição de quase todo teste da disciplina nas principais universidades do país.
O professor João Usberco, coordenador de química do curso Anglo, aponta os cinco temas que integram a mistura básica das provas e normalmente aparecem entre as questões escolhidas pelos examinadores (veja abaixo).
Sabendo os conteúdos que merecem dedicação especial, o aluno não deve se preocupar em memorizar fórmulas, segundo Usberco. O segredo é tentar entender os conteúdos, sem decoreba, se programando com tempo para não deixar para estudar na última hora. "O sucesso está no estudo diário, tem de se propor a estudar todos os dias, que é uma coisa que não se faz. A maioria só estuda na véspera de prova", afirma Usberco.
Os cinco conteúdos que tem presença garantida na provas de química:
- Cálculo estequiométrico: estude as reações, procurando aprender a relacionar os participantes das equações com o seu número de mol e a massa, volume e o número de átomos e moléculas. Fique do olho nos sinônimos de mol.
- Termoquímica: fique atento aos processos de liberação e absorção de calor. As provas normalmente apresentam equações pedindo para determinar a variação da entalpia da reação.
- Equilíbrios químicos: aprenda como determinar o valor de uma constante de equilíbrio. Normalmente a prova pode apresentar uma situação em que fornece a quantidade em mol de duas substâncias no início do experimento e você vai ter de determinar a quantidade em mol/litro das substâncias no equilíbrio e o valor da constante do equilíbrio. Também é preciso dominar os fatores que deslocam o equilíbrio, o que é preciso fazer para deslocá-lo. Também preste atenção na determinação do PH de solução e como criar soluções ácidas e alcalinas.
- Eletroquímica: fique atento ao funcionamento das pilhas, os processos de oxiredução envolvidos e como conseguir calcular a voltagem dessa pilha.
- Química orgânica: é fundamental conseguir reconhecer as funções. As provas costumam apresentar uma estrutura e perguntar quais são as funções em uma determinada estrutura. Pode, por exemplo, trazer a estrutura de um aminoácido e pedir para determinar qual o grupo amino e qual o grupo ácido carboxílico. Não deixe de estudar também os conceitos de isomeria plana e espacial.
http://prevestibularonline.blogspot.com.br/2009/05/quimica-os-cinco-temas-que-merecem-mais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário