quarta-feira, 11 de abril de 2012

Camada de Ozônio – Resumo Efeito Estufa

Camada de Oz%C3%B4nio Camada de Ozônio   Resumo Efeito Estufa 


A camada de ozônio está localizada entre 15-50 km acima da superfície da Terra. Isto bloqueia parte da radiação solar ultravioleta (que causa câncer de pele) de alcançar a superfície da terra. Substâncias destroem a camada de ozônio, resultando chamados buracos de ozônio.
A vida na Terra depende da energia do sol. O calor causado pela radiação infravermelha é absorvida pelos “gases estufa”, tais como vapor d’água, dióxido de carbono, ozônio e metano, o que atrasa a sua saída da atmosfera.
O efeito estufa tem sido amplamente utilizado para descrever o aprisionamento de calor em excesso pela crescente concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Sem ele, os cientistas estimam que a temperatura média na Terra seria mais fria em cerca de 30 graus Celsius, uma temperatura muito fria para manter nosso ecossistema.
Enquanto o efeito estufa é uma condição essencial para a vida na Terra, não pode ser considerada boa se acontece em demasia.
Os problemas começam quando as atividades humanas distorcerm e aceleram o processo natural através da criação de mais gases de efeito estufa na atmosfera do que o necessário para aquecer o planeta a uma temperatura ideal.
Entre os efeitos prejudiciais causados pelo homem estão:
- Queima de gás natural, carvão e petróleo, incluindo gasolina para motores de automóveis, aumenta o nível de dióxido de carbono na atmosfera.
- Algumas práticas agrícolas e de uso da terra aumentam os níveis de metano e óxido nitroso.
- Muitas fábricas produzem duradouros gases industriais que não ocorrem naturalmente, mas contribuem significativamente para o efeito de estufa e “aquecimento global” que está atualmente em curso.
- O desmatamento também contribui para o aquecimento global.
- Crescimento populacional é outro fator do aquecimento global, porque quanto mais pessoas usam combustíveis fósseis para o transporte de calor, e fabricação do nível de gases de efeito estufa continuam a aumentar.
Camada de Oz%C3%B4nio 1 Camada de Ozônio   Resumo Efeito Estufa

efeito estufa Camada de Ozônio   Resumo Efeito Estufa

efeito estufa 1 Camada de Ozônio   Resumo Efeito Estufa

efeito estufa 2 Camada de Ozônio   Resumo Efeito Estufa


2 comentários: