sábado, 28 de abril de 2012

Os perigos do metano…





No fim do mês passado um evento povoou os noticiários do país: “ SP: Após vazamento de gás metano, shopping fecha as portas e é multado.” Mas de onde vem esse metano? Metano é o gás de cozinha? Uma coisa de cada vez:
1º) O gás de cozinha tem origem em uma fração do petróleo , que em maior proporção apresenta hidrocarbonetos com 3 e 4 carbonos: essa fração recebe o nome de GLP, gás liquefeito de petróleo. No Brasil, a utilização mais comum para o GLP é o gás de butijão, especialmente o butano, por manter uma temperatura constante, e por ter uma chama limpa, não interferindo no sabor dos alimentos.
E o metano? Aí vai.
2º) O metano, (CH4), gás incolor e inodoro, é produzido através dos seguintes processos naturais:
- Decomposição de lixo orgânico;
- Digestão de animais herbívoros;
- Metabolismo de certos tipos de bactérias;
- Vulcões de lama;
- Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo);
- Aquecimento de biomassa anaeróbica.
O shopping em questão, assim como um condomínio vizinho, foi construído em uma área anteriormente utilizada como lixão, que obviamente, produzirá gás metano pela decomposição do material orgânico presente no local. Ah, já ia me esquecendo, os motivos da interdição: se inalado, o metano pode causar asfixia, parada cardíaca, incosciência e até mesmo danos no sistema nervoso central; e ainda mais importante – quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo!

http://www.blogintellectus.com.br/quimica/index.php/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário