quinta-feira, 24 de março de 2011

Não confunda Elemento com Substância


              Robert Boyle no século XVII, fez uma afirmação importantíssima quando afirmou que substâncias simples é o mesmo que elemento. Tal afirmação, foi extremamente relevante para o desenvolvimento da Química.
 
             Contudo, com os avanços da Química no século XX, passou-se a definir elemento de outra maneira e, como conseqüência, passou a haver distinção entre as terminologias elemento e substâncias simples.
 
               Elemento químico (ou, simplesmente, elemento) é o conjunto de átomos que apresentam um mesmo número atômico, isto é, mesmo número de prótons no núcleo. São conhecidos pouco mais de cem elementos, que estão agrupados na tabela periódica. Cada elemento químico, que possui um nome e um número atômico próprios, é representado por um símbolo.
Substância química (ou, simplesmente, substância), por sua vez, é uma porção de matéria caracterizada por propriedades bem definidas (como pontos de fusão e de ebulição, densidade, composição química, etc.). Uma substância, que invariavelmente é formada por átomos de um ou mais elementos químicos, é representada por uma fórmula química.
Elemento químico é representado por um símbolo.
Substância química é representada por uma fórmula.
As substâncias em cujas fórmulas só aparecem átomos de um elemento químico são chamadas de substâncias simples. Quando há átomos de mais de um elemento químico, trata-se de substância composta ou composto químico.
Para fixar essas idéias, considere os exemplos a seguir.
► Átomos do elemento químico hidrogênio (símbolo H) se unem covalente, formando as moléculas da substância simples gás hidrogênio (fórmula H2).
► Átomos do elemento químico oxigênio (símbolo O) se unem por ligação covalente, formando as moléculas da substância simples gás oxigênio (fórmula O2).
►Átomos do elemento químico oxigênio (símbolo O) se unem por ligação covalente, formando as moléculas da substância simples gás ozônio (fórmula O3).
► Átomos dos elementos químicos hidrogênio e oxigênio (símbolos H e O) se unem por ligação covalente, formando as moléculas da substância composta água (fórmula H2O).
► Átomos do elemento químico ferro (símbolo Fe) se unem por ligação metálica, formando o retículo cristalino metálico da substância simples ferro (fórmula Fe).
► Átomos do elemento químico prata (símbolo Ag) se unem por ligação metálica, formando o retículo cristalino metálico da substância simples prata (fórmula NaCI).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário