quinta-feira, 24 de março de 2011

Livros Apaixonantes com temas incríveis voltados para a ciência, em especial a QUÍMICA!



Que Einstein Disse a Seu Cozinheiro, O - vol. 1  
Autor:  ROBERT L. WOLKE   
Você sabia que nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho?
Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente?
O que faz as gorduras ficarem rançosas?
Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica pão-pão-queijo-queijo a ciência da cozinha. Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete.

O que Einstein Disse a seu Cozinheiro - 2
Autor: ROBERT L. WOLKE
O químico Robert L. Wolke está de volta com novos ensaios esclarecedores e divertidos sobre os alimentos que compramos, cozinhamos e comemos. O livro nos dá respostas para perguntas dirigidas ao autor em sua coluna quinzenal no Washington Post, "Food 101", sobre temas variados: desde como é feita a produção de legumes e verduras no campo até a melhor maneira de interpretar rótulos de embalagens em supermercados. Wolke responde às mais diversas perguntas sobre a ciência dos alimentos - de quando são produzidos até entrarem na cozinha e serem servidos à mesa. E ainda inclui 35 receitas elaboradas especialmente para ilustrar os fenômenos científicos que discute. Ele dá dicas para evitar que o cheiro das comidas se espalhe na geladeira, deixar os legumes verdinhos depois de cozidos, escolher as bananas menos calóricas, tirar manchas de vinho da toalha de mesa, e muito mais! E responde questões como: Por lei, qual a porcentagem máxima de ar que o sorvete pode ter? Como esfriar uma bebida sem colocar gelo dentro dela? Por que as cebolas nos fazem chorar? Por que pizzas e pães são mais saborosos quando feitos em forno de barro? O trigo sarraceno não é trigo de verdade?
Um cientista na cozinha

Autor: HERVÉ THIS
Como transformar, em poucos segundos, uma mistura quente num sorvete saboroso? Por que o leite derrama quando ferve e a água não? Como fazer 24 litros de maionese com uma única gema de ovo? Por trás dos muitos truques e segredos passados de mãe para filha, que dão um 'toque especial' em determinadas receitas, existem explicações científicas. É o que mostra o autor - redator-chefe da revista francesa Pour la Science e exímio mestre-cuca - neste livro inovador que revela os segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento.
  • Moléculas em Exposição
 
Autor: JOHN EMSLEY   

Apresenta um panorama amplo e direto do mundo das moléculas, questionando e abordando uma série de mitos relacionados a várias substâncias com as quais lidamos no cotidiano.
  • Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química
  •  
  • Autor: OLIVER W. SACKS
  •    

O incansável neurologista (e humanista) Oliver Sacks revolve as memórias de sua infância para falar sobre uma de suas paixões: a química. Tio Dave, o tio Tungstênio, explicava para as crianças as dúvidas mais intrigantes sobre a natureza e, entre outras experiências malucas, fabricava lâmpadas de tungstênio.
O reino periódico - Mestres da Ciência

Autor: PETER ATKINS
O Autor Imagina a Tabela Periodica Como uma Especie de Guia de Viagem a um Pais- o Reino Periodico- do Qual os Elementos Formam as Diversas Regioes. Para Ele, os Elementos Foram Descobertos de Maneira Similar as Terras do Mundo.

O sonho de Mendeleiev - a verdadeira história da química

Autor: Paul Strathern
Neste livro o autor decanta a sensacional história da busca dos elementos químicos, que não é outra senão a verdadeira história da química. Desde os físicos gregos, passando pela alquimia medieval, até chegar à fissão do átomo, somos transportados pelo texto fluente e bem-humorado do autor, que além de explicar as sucessivas descobertas no campo da química, traça as biografias de seus protagonistas. Além de trabalhar em ambientes inóspitos, manipulando elementos químicos venenosos e radioativos, muitos deles se tornaram mártires da ciência.
A História Química de uma Vela - As Forças da Matéria

Autor:Michael Faraday
 

Michael Faraday (1791 - 1867) foi um extraordinário experimentador e é considerado, com justiça, um dos maiores cientistas de todos os tempos. Deixou uma grande variedade de contribuições para a física e a química. Além de seu talento como cientista, Faraday dava muito valor à popularização da ciência. Este livro traz para o leitor brasileiro, pela primeira vez, as duas séries mais famosas de suas conferências publicadas em livro. Elas se tornaram clássicos da ciência pela clareza, a ênfase na experimentação e a capacidade do autor explicar, de modo acessível e instigante, os mais variados fenômenos científicos.
Mágico dos Quarks: a Física de Partículas ao Alcance de Todos

Autor: ROBERT GILMORE  
O autor de "Alice no País do Quantum", Robert Gilmore, utiliza aqui os personagens de "O Mágico de Oz" - Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão e terríveis feiticeiras - para explicar de maneira clara o mundo das subpartículas atômicas.
Ciência no Cotidiano - Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia
Autor: LEN FISHER
O livro mostra como um cientista encara as atividades de um dia comum - do café da manhã à cerveja com os amigos, assim como nos esportes, nas compras do supermercado etc. Em meio a casos engraçados e explicações precisas, o autor nos propõe uma forma divertida e acessível de saber como as leis da ciência tornam possíveis pequenos atos do nosso dia-a-dia. Sem trivializar a ciência, aproxima o método científico do nosso cotidiano e humaniza os pesquisadores, ao revelar como suas interrogações se aproximam das nossas.

  • As Nove Idéias Mais Malucas da Ciência
  •  
  • Autor:  ROBERT EHRLICH   

O físico Robert Ehrlich mostra que algumas das grandes teorias científicas começaram a existir a partir de idéias consideradas, em princípio, estapafúrdias. Nesse livro, discute algumas das "verdades" científicas atuais. Questiona: será o vírus HIV causador da AIDS? o sol realmente causa câncer de pele? É possível viajar no tempo? Oehrlich teve o cuidado de sempre escutar os opositores de suas idéias, cujas idéias são transmitidas na íntegra.


  • Os  botões de napoleão
  • Autores:JAY BURRESON, LE PENNY COUTEUR
Com estilo cativante, temperado com diversas histórias curiosas, a professora de química Penny Le Couteur e o químico industrial Jay Burreson fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que, como o estanho daqueles botões, influenciaram o curso da história. Essas moléculas produziram grandes feitos na engenharia e provocaram importantes avanços na medicina e no direito. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos. "Em geral não paramos para pensar na história ou na composição química de especiarias, borracha, nicotina, penicilina ou um sem-número de produtos que mudaram o mundo. Isso é belamente realizado em Os botões de Napoleão, com sua brilhante mescla de química e cultura. O livro é estimulante e de leitura extremamente agradável."


Química em casa
Autor:BRENO PANNIA ESPÓSITO
  •  
De modo claro e objetivo, QUÍMICA EM CASA, de Breno Pannia Espósito, procura levar os leitores a observar e a refletir sobre a presença da química em nosso dia-a-dia. Para tanto, a obra traz histórias e relata fatos, muitas vezes curiosos, sempre procurando relacionar essa ciência com higiene, beleza, moda, alimentação, enfim, com tudo o que nos cerca. Afinal, a química em si não é nem mocinha, nem bandida do mundo moderno: tudo depende do uso que nós fazemos dela.
Marie Curie e a radioatividade
Autor:  Steven Parker
Marie Curie foi uma das pioneiras que, na virada dos séculos XIX/XX, abriu, com competência, caminho numa ciência que era eminentemente praticada por homens; a física. Esse livro, fartamente ilustrado, contém a biografia dessa grande cientista e suas descobertas mais importantes.


Tudo o que você faz tem a ver com Química
Autor:MARIZA MAGALHÃES
Nem sempre o estudante do ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda na escola, em Química e o que ocorre à sua volta. Tal percepção torna-se ainda mais difícil se seu aprendizado estiver se limitando à memorização de símbolos, fórmulas, equações e leis. Este livro é um auxílio aos didáticos convencionais. Os assuntos apresentam-se ordenados de acordo com as atividades cotidianas de uma pessoa, do despertar ao adormecer. Isso permite a identificação, por parte do leitor, da presença permanente de fenômenos químicos distintos em seu dia-a-dia. Em linguagem simples, a obra está dividida em capítulos curtos que passam pela higiene doméstica, tecidos e roupas, objeto de uso diário, exercícios físicos, alimentação, remédios transporte e lazer.





  • Curie e a Radioatividade em 90 Minutos

Autor:  PAUL STRATHERN  
Marie Curie, ganhadora de dois prêmios Nobel, foi uma das maiores cientistas do século XX. Esse livro é um relato fascinante de sua vida e de seu trabalho com o rádio, que permitiu progressos na física nuclear e no tratamento do câncer. Ironicamente, Curie morreu de leucemia em conseqüência de anos de exposição à radioatividade.
  • Por que o bebê está chorando?
  • Como encontrar o meio-termo entre o zelo excessivo e a permissividade?
  • O que fazer quando a criança se recusa a ir à escola?
  • Como responder às perguntas sobre sexualidade?
Cedo ou tarde, todos os pais se defrontam com esses e outros pequenos problemas cotidianos. Ao buscar traduzir o sentimento da criança, este livro oferece orientação e conforto a mães e pais. As situações são abordadas com simplicidade e competência, sempre a partir de três pontos de vista: da criança, dos pais e da psicologia, fornecendo conselhos práticos, recomendando atitudes a adotar e alertando para as armadilhas a evitar. Assim, as dicas dadas aqui podem ser consultadas conforme o desejo e a necessidade de cada momento. Escrito por dois profissionais com vasta experiência em pedagogia, psicologia e comunicação, “Mil dicas para entender seus filhos - de 0 a 7 anos” é um livro inteligente e prático, um verdadeiro manual de bordo para os pais - em benefício das crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário