segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Consumo sustentável

Doar ou receber doações é uma ótima maneira de evitar o consumo desnecessário de bens materiais. (Foto: Thinks …
Oi, meninas e meninos! A palavra do ano em 2012, ninguém discorda, é sustentabilidade, certo? Pois é. Fala-se em sustentabilidade a respeito de tudo, ninguém quer passar a imagem de que não se preocupa com a natureza. As pessoas (algumas) separam lixo reciclável, evitam usar sacolinhas plásticas, pensam duas vezes antes de tirar o carro da garagem, entre outras coisas.
Mas tem uma coisa que me incomoda muito e que pouca gente põe em prática: o consumo sustentável. O consumo consciente. Ando pensando nesse tema porque minha filha, Maitê, vai fazer 6 meses agora e não pretendo mais ter filhos, por isso eu estou passando pra frente tudo que diz respeito a gravidez, amamentação e primeiros meses de vida.
Tenho uma amiga, a Natália, que está nas últimas semanas de gestação e eu não deixei ela comprar um monte de coisas. Para que comprar uma almofada de amamentação se eu vou doar a minha, novinha? Para que comprar uma bomba de tirar leite se a minha funciona perfeitamente (e já foi usada por mim e por outras duas amigas, quando eu estava grávida da Maitê)?
Não acho legal consumir por consumir. Gastar por gastar. Tem tanta gente precisando de ajuda, tanta gente passando necessidade. No caso das minhas coisas, elas são usadas pelas minhas amigas e, quando eu não tiver mais amigas grávidas, vou doar pra uma instituição de caridade.
Acho que esses são os exemplos mais bacanas que eu posso passar pras minhas filhas: dividir o que temos e ajudar ao próximo, mesmo sem conhecê-lo. Não gastar dinheiro à toa. Se elas absorverem pelo menos um pouquinho do que eu quero passar, já vou ficar bem feliz.
Beijos
Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário