terça-feira, 30 de agosto de 2011

Especialistas dão dicas sobre como passar no vestibular


http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1613354-7822-ESPECIALISTAS+DAO+DICAS+SOBRE+COMO+PASSAR+NO+VESTIBULAR,00.html


Ansiedade, nervosismo, medo: o vestibular é considerado um dos maiores desafios para adolescentes de todo o país. Baseado nisso, o Mais Você desta terça-feira, 30 de agosto, reuniu dicas de especialistas sobre o assunto. O programa ouviu as orientações de Rafael Azevedo, 22 anos, primeiro colocado no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo, USP.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, cerca de 6 milhões de pessoas passam por esta "tortura" todos os anos. Rafael revelou que a principal estratégia para alcançar êxito no desafio é disposição. Ele dividia seu tempo entre a academia e os estudos.

Vestibular Sem Estresse
O rapaz contou ainda que dedicou o início do ano a diversas atividades, e intensificou os estudos na medida em que o tempo passava. “No final do ano, eu fui aumentando gradualmente o meu período de estudos, até o dia das provas”, destacou ele. “Quando eu vi meu nome na lista, chorei bastante e fez tudo valer a pena”, admitiu o futuro médico.

O programa também acompanhou a rotina de Felipe Augusto Lima Ribeiro e Luiz Henrique Leite, que deixaram o interior de São Paulo e foram morar na capital, em busca do sonhado ingresso na USP. O dia a dia dos estudantes é repleto de estudos e com foco bem estabelecido. Eles acreditam que o sacrifício vai valer a pena. Os dois estão, há seis meses, sem televisão, internet e telefone, tudo isso pelo sonho.

Dúvidas do vestibulando

Confira as principais dicas de especialistas

Tenha foco
É preciso estar 100% dedicado a estudar e se aprimorar nas matérias que você tem mais dificuldade. Uma dica: faça intervalos curtos a cada uma hora de estudo. Isso vai te manter ligado e sem aquele soninho clássico que dá quando a gente abre o livro, sabe?

Organize os estudos
Crie uma planilha de estudos e organize por ordem de prioridade. Aqui a dica é criar seu próprio material de estudo. Escreva em um papel tudo o que você entendeu. Assim, as informações serão guardadas com mais facilidade.

Peça ajuda
Você conhece alguém que também está ralando para passar no vestibular? Ótimo! Chame essa alma caridosa para estudar com você. Assim, vocês podem tirar dúvidas um do outro. Mas atenção: não deixe que essas reuniões se tornem momentos de jogar conversa fora. Largue o video game e vá estudar!

Respire e descanseNem só de cadernos e caneta vive o estudante, não é verdade? Saia para se distrair um pouco. Faça exercícios, coma bem e divirta-se no tempo livre!


Os 10 cursos mais concorridos
1 - Medicina 52,90
2 - Publicidade e Propaganda 32,32
3 - Nutrição 27,67
4 - Farmácia 26,97
5 - Ciência da Computação 25,14
6 - Direito 24,41
7 - Relações Internacionais 23,94
8 - Arquitetura e Urbanismo 23,59
9 - Enfermagem 22,32
10 - Psicologia 21,98
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1671449-10345,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário