Introdução
O termo sustentabilidade possui grande importância frente às questões ambientais, sendo foco de vários encontros nacionais e internacionais, pois se caracteriza como uma alternativa para a minimização do uso excessivo dos recursos naturais e suas consequências ao meio ambiente, como as mudanças climáticas, diminuição da biodiversidade e danos ao ecossistema. Foi a partir da publicação do relatório conhecido como “Nosso Futuro Comum” elaborado em 1987 pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD) que o conceito de sustentabilidade recebeu destaque ambiental, pois define o desenvolvimento sustentável como aquele que atende às necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
O desenvolvimento sustentável requer mudanças de pensamentos e comportamentos que visem à manutenção dos recursos naturais e melhora na qualidade de vida do presente e do futuro, ficando evidente a necessidade de conscientização social quanto o consumo e adoção de atitudes que minimizem a degradação do meio ambiente. Neste contexto a educação ambiental se destaca como importante auxílio para a transformação do quadro crescente de degradação socioambiental, sendo o educador um importante mediador da construção de uma postura ética em relação à preservação do meio ambiente.
Para que o ensino de química possa contribuir na construção de atitudes que busque a conscientização ambiental através do desenvolvimento sustentável nas salas de aula, este projeto utilizará a reciclagem de caixas Tetra Pack para a construção de uma tabela periódica interativa.
O estudo da Tabela Periódica no Ensino Médio é um grande desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender a organização dos elementos na tabela, as propriedades periódicas e como estas se relacionam para a formação das substâncias. Muitas vezes, eles não sabem como a utilizar e preferem decorar as informações mais importantes. Como alternativa de despertar o interesse dos alunos, são propostas, na literatura, metodologias para um ensino mais dinâmico e agradável, através do uso de atividades lúdicas e práticas que proporcionem equilíbrio na relação entre o prazer e o ensino.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN, 2002), os conteúdos abordados no ensino de Química não devem se resumir à mera transmissão de informações que não apresentem qualquer relação com o cotidiano do aluno, seus interesses e suas vivências. Assim torna-se de extrema importância estabelecer relação entre os conceitos químicos e a realidade dos alunos, para que eles possam encontrar sentido em suas vidas daquilo que está sendo transmitido pelo docente, estimulando seu interesse e facilitando o processo ensino-aprendizagem.
Objetivo
Construção de uma tabela periódica interativa a partir da reciclagem de caixas Tetra Pack, buscando promover atitudes sustentáveis para incentivar a preservação ambiental nas salas de aula e auxiliar no processo de aprendizagem utilizando a abordagem interdisciplinar e a contextualização conceitual através de sua relação com o cotidiano dos alunos.
Materiais
Caixas Tetra Pack,
Cola cascorex universal,
Pistolas de cola quente e 20 tubos da cola,
Tecido (TNT) marrom 7 m x 1,40 m,
Folhas de papel color plus de várias cores,
Moldura de madeira de 3 m x 1,30 m,
Velcro branco de 1cm de largura,
Folhas de papel reciclado de tamanho A4.
Metodologia
A partir das caixas Tetra Pack foram confeccionadas 112 unidades no formato de quadrado (13 cm x 13 cm), cada unidade representa um elemento químico da tabela periódica. As caixas foram limpas, secas e cortadas, de modo que o fundo da caixa fizesse parte de um dos lados do quadrado, pois está parte da caixa já possui a lateral unida, possibilitando a abertura das unidades.
As unidades possuem a parte da frente composta pelo símbolo do elemento, nome, número atômico e peso atômico e a parte de dentro composta pelas características e aplicações do elemento. Para que as caixas se mantivessem fechadas foi colado o velcro no comprimento de aproximadamente 2 cm na lateral de abertura.
O TNT utilizado como suporte para as unidades foi previamente dobrado ao meio e toda sua borda foi costurada para reforçar e dar firmeza no momento de abrir e fechar as unidades, com isso a comprimento passou para 3,50 m x 1,40 m.
O TNT foi pregado na moldura com auxilio de pregos e martelo, esticando ao máximo para não ficar enrugado. As unidades foram coladas organizadamente com cola quente.
Resultados e discussão
O projeto foi realizado com 67 alunos do 2º ano do curso normal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, localizado no município de Duque de Caxias-RJ.
O projeto foi dividido em seis encontros, sendo que no primeiro houve a realização de uma palestra explicando o objetivo da realização do projeto e abordando a problematização de questões ambientais e sociais. Os alunos foram organizados em círculo, possibilitando a dinamização da discussão entre eles, a socialização do conhecimento e facilitando a exposição de suas críticas, idéias e dúvidas com relação aos temas abordados. Os outros cinco encontros foram organizados para a construção e conhecimento da tabela periódica, coleta das caixas Tetra Pack e pesquisas bibliográficas.
A construção da tabela periódica associado ao contexto ambiental permitiu interligar as disciplinas de química, história, geografia, biologia e arte, através de temas como capitalismo, crescimento urbano, revolução industrial, lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem, doenças transmitidas pelo acúmulo de lixo, impactos ambientais, sustentabilidade e história e organização da tabela periódica.
A abordagem interdisciplinar possibilitou a globalização do conhecimento, a partir da criação de uma linha de raciocínio lógica nos alunos, na qual eles puderam analisar as influências das ações humanas desde a revolução industrial até alcançar os dias atuais que possibilitaram o estado de degradação ambiental do mundo. Também foi de extrema importância abordar sobre coleta seletiva e tempo de decomposição dos principais materiais descartados no lixo, possibilitando a reflexão dos alunos sobre suas atitudes diárias com relação à geração de resíduos e suas principais consequências ambientais e sociais.
Os alunos perceberam que eles podem promover atitudes sustentáveis através do consumo consciente dos produtos comercializados, optando pela escolha de produtos que invistam na minimização dos impactos ambientais, reutilizando e reciclando materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente colaborando com processo de degradação e o uso adequado da água, evitando o desperdício.
A tabela periódica foi dividida em nove partes (metais alcalinos, metais alcalino-terrosos, metais de transição, metais representativos, semi-metais, não metais, lantanídeos, actinídeos e gases nobres), sendo a pesquisa bibliográfica de cada um destes realizada por grupos contendo cerca de 5 a 10 alunos. A pesquisa deveria conter as seguintes informações: o nome do elemento, origem do nome, número atômico, peso atômico, ano de descoberta, nome do descobridor, ponto de fusão, ponto de ebulição, obtenção e aplicação, além de uma imagem do elemento químico. As pesquisas foram todas digitalizadas e impressas de forma a serem colados adequadamente nos quadrados.
O projeto teve grande receptividade pelos alunos, pois eles participaram de todo processo de construção da tabela periódica, facilitando o processo de conhecimento sobre tabela e seus elementos químicos, além de sentirem-se motivados em realizar a coleta das caixas, já que estas demoram mais de 100 anos para decompor no meio ambiente. O mais interesse para os alunos foi à possibilidade de construir uma tabela periódica com um material que iria para o lixo, ajudando na preservação do meio ambiente e na elaboração de um material didático para compor o laboratório de ciências, que contribuirá para o enriquecimento de conhecimento de todos os alunos da escola.
Conclusão
O projeto de construção da tabela periódica interativa a partir de caixas Tetra Pack permitiu abordar em sala de aula a problematização dos impactos ambientais através da abordagem interdisciplinar e o incentivo a atitudes sustentáveis, possibilitando a interação entre a química e o cotidiano dos alunos, facilitando assim o aprendizado.
Bibliografia
Jacobi P.; Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, Cadernos de Pesquisa, 118, 189-205, 2003.
Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
Godoi T. A. F; Oliveira H. P. M; Codognoto L.; Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio, Química Nova na Escola, 32, 22-25, 2010.
Membros do Grupo Associado: Aline Camargo Jesus de Souza, Pedro de Biase B. Neves, Joaquim Fernando M. da Silva, Antônio Carlos de O. Guerra e Camila Almeida Oliveira.
Escola ou Instituição:Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, Rio de Janeiro - RJ
Nome do Professor: Jéssica da Silva Vicente
http://www.sbq.org.br/concursos/trabalhos/modb_tetrapack.html
Ótimo trabalho!
ResponderExcluirParabéns!!!!