sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Hidrelétricas são Fontes de Energia Limpa?



  Roberto Vámos - 25/06/2012 às 13:46

A indagação do título deste post parece a princípio sem sentido. É claro que a energia hidrelétrica é limpa e sustentável, não? O governo brasileiro acredita piamente nisso, tanto que planeja o futuro energético do Brasil através da construção de 70 grandes usinas hidrelétricas na Amazônia. Belo Monte, Jirau e Santo Antônio são apenas o começo.
Mas o pesquisador Phillip Fearnside, do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) pensa diferente. De acordo com ele, uma hidrelétrica construída nos trópicos pode emitir tantos gases causadores do efeito estufa quanto uma termelétrica a carvão de potência equivalente. Isto porque a vegetação submersa pela reservatório da hidrelétrica será uma fonte de emissão de CO2 e, principalmente, metano ao ser decomposto em condições anaeróbicas (ou seja, na ausência de oxigênio) nos fundos do reservatório.
Além do mais, durante seu funcionamento, o nível de água no reservatório de uma hidrelétrica oscila naturalmente, dando oportunidade a ciclos periódicos de crescimento de vegetação herbácea nas bordas dos lagos que então é inundada e apodrece, gerando uma emissão constante de metano mesmo após toda a vegetação originalmente inundada ter sido decomposta.
Tive a oportunidade de participar de uma mesa redonda com o Prof. Fearnside na segunda feira passada, e as conclusões dele desmentem por total o mito que usinas hidrelétricas são limpas. Sim, a longuíssimo prazo – num horizonte de 50 a 100 anos – a quantidade de gases do efeito estufa emitida por uma usina hidrelétrica será menor que à de uma termelétrica à carvão. Mas no curto prazo – que é o que conta – não.
E estamos falando aqui apenas do impacto de uma represa na atmosfera, sem considerarmos os impactos sobre a biodiversidade e os impactos sobre ribeirinhos e comunidades inteiras que perderão seus lares e seu modo de vida.
Com o avanço da energia eólica no país e a perspectiva real de energia solar distribuída e barata causada pela grande queda de preços nos últimos anos de painéis fotovoltaicos devido à entrada em peso da China no mercado mundial de energia solar, percebe-se que a opção brasileira por energia hidrelétrica oriunda da Amazônia precisa ser rapidamente repensada.
Infelizmente, até agora o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Planejamento Energético (EPE) não têm ouvido a ciência e a sociedade.

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/de-olho-no-clima/2012/06/25/hidreletricas-sao-fontes-de-energia-limpa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário