sábado, 6 de novembro de 2010

A UTILIZAÇÃO DE MÚSICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Alessandro S. de Oliveira1(PQ)alchemistry@bol.com,br Weberson de O. Morais1(IC) (FM),
weberquimica@hotmail.com,
Universidade Católica de Goiás
Educação, Música, Ciências

Introdução

         No processo cotidiano uma pessoa necessita de momentos de lazer, isso a leva a buscar varias formas de distração que possibilitem a ela uma fuga do mundo que a rodeia. Uma destas formas é a música, que em muitas vezes é parte da vida de quase todas as pessoas. Logo assemelhar e utilizar esta técnica no ensino de química pode ser uma opção divertida e atrativa, já que esta se enquadrará na maioria das vezes em um contexto de favorecimnento de um ensino que na maioria das vezes é recebido como chato pelos alunos. Segundo Barreiro (1990): Diferentemente do livro didático e outros recursos, os quais se presume que o professor tem o maior conhecimento (o que implica uma relação de desequilíbrio entre os dois interlocutores, alunos e professor) a musica permite fazer surgir em classe uma relação pedagógica distinta, igualitária e mais construtiva.
              Com isso a tentativa de inserir a música como método de aprendizado pode propiciar ao aluno um interesse pelo conteúdo que fuja da obrigação de assimilar algo contra sua própria vontade. Dessa forma, um trabalho com a utilização da música no ensino de Química foi realizado em uma escola da rede pública de Goiânia, na qual foi realizada uma orientação dos alunos para que os mesmo realizassem parodias de músicas populares utilizando letras que tratassem de conceitos químicos.O que foi feito com cautela para que esta atividade não se tornasse uma fuga ao propósito educativo da mesma, tendo cuidado com questões de animismo. O referido projeto foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio, visto que estes apresentavam maior afinadade pela proposta. O trabalho foi realizado apresentando aos alunos algumas paródias já existentes, posteriormente foi sugeridos aos mesmos alguns temas que possibilitassem a elaboração de uma paródia com conceitos químicos. Em seguida foi elaborada uma mostra cultural no colégio, no qual os alunos puderam apresentar suas paródias, utilizando equipamentos de som, luzes, instrumentos musicais e panfletos contendo as letras das mesmas.

Resultados e Discussão

         A realização deste projeto apresentou vários benefícios no processo educativo. Primeiro quanto a questão disciplinar, seguida da aprendizagem, foi possível através da organização dos mesmos, que a disciplina fosse alcançada, já que eles primeiro tiveram que se reunir para elaborarem as paródias e a mostra cultural exigia certo grau de organização que não estavam habituados. Em termos de aprendizagem as paródias realizadas foram as mais inusitadas possíveis, paródias sertanejas, populares, infantis e claro a onda dos adolescentes
o funk, todas abordando conceitos químicos . Após a apresentação na mostra cultural, os alunos que participaram da produção das paródias apresentavam uma assimilação do conteúdo considerada progressiva, fato este que foi verificado com o resultado de avaliações componentes do programa curricular da escola. Durante e após a mostra cultural, alguns alunos que apenas assistiram a apresentação dos demais alunos, apresentaram uma certa resistência ao processo, fato este que foi ofuscado diante ao bom rendimento das turmas de primeiros anos que elaboraram e participaram da mostra cultural, no fechamento de notas do decorrente bimestre.

Conclusões

           Com a realização deste projeto, tendo como ponto de observação o fato de os alunos permanecerem na escola após o horário normal de aula e um fluxo de maior visitação na biblioteca por parte dos mesmos, conclui-se que a elaboração das paródias levou os alunos a trabalharem mais em equipe e se comprometerem mais com a proposta curricular do colégio. Com isso, a música por apresentar uma rígida e minuciosa doutrina em sua execução, poderia ser mais aproveitada pelo quadro de professores na sala de aula, não como uma fuga ao processo de educar, más sim como uma alternativa lúdica valiosa para o professor.

Agradecimentos
Ao colégio Estadual Jardim Vila Boa e professores colaboradores deste projeto.
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1 Barreiro C.M. Las canciones como refuerzo de lãs cuatro destrezas,
Bello, P. A. Feria, etal. Didáctica de lãs segundas lengua. Estrategias y
recursos básicos; Madrid; Santillena, 1990

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