segunda-feira, 7 de maio de 2012

APRENDA DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

Este objeto busca mostrar a tabela periódica de maneira simples e interativa para que o aluno possa visualizar todos os elementos pretencentes a Tabela Periódica dos Elementos como também observar a distribuição eletrônica de cada elemento através do diagrama de Linus Pauling. CLIQUE NO ENDEREÇO ABAIXO E ESCOLHA UM ELEMENTO QUIMICO

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/8308/open/file/distribuicaoeletronica.swf

O MELHOR DA QUIMICA NA NET

 
llo
          


Páginas da Web

Com o advento da internet, não só o professor mas outros profissionais também tiveram que se adaptar a essa nova tecnologia de informação. Desde seu início até hoje, em todas as áreas do conhecimento, foi produzida uma quantidade enorme de informação, disponibilizada para você através da tela do computador. Nós do NAEQ fizemos uma seleção do que consideramos o "melhor da química na Internet", uma seleção que levou em consideração a inovação, veracidade e utilidade do material disponível para o acesso. 
QMCWeb - Revista Eletrônica de Química - UFSC
O QMCWEB é uma revista quinzenal de ciência, com enfoque principal na química.
São objetivos do QMCWEB:
-despertar o interesse e curiosidade científica
-divulgar a ciência e a produção científica
-oferecer um espaço para a discussão de temas científicos, na internet.
A revista é coordenada pelo Prof. Dr. Édson Minatti.
site: www.qmc.ufsc.br/qmcweb/arquivo.html

NAEQ-Núcleo de Apoio ao Ensino da Química - Textos Interativos
Os Textos Interativos tem como intento a resignificação de conceitos da química relacionando-os com nosso cotidiano. Os textos são produzidos pelos bolsistas do Núcleo, o qual localiza-se na UCS - Universidade de Caxias do Sul. site: www.ucs.br/ccet/defq/naeq/textos_interativos.htm

Molecularium - Simulações em Física-Química
Trata-se de um espaço de simulação molecular para o ensino da Física e da Química, em vários níveis de aprofundamento. Todas as simulações são feitas nas linguagens "Java" ou "Flash", correndo on-line.


Chemkeys - Instituto de Química da UNICAMP
Em Assuntos Gerais são apresentados textos sobre assuntos técnicos e científicos, de caráter geral e em linguagem acessível. O bloco Material Didático foi orientado prioritariamente para a divulgação de matérias teóricas ou práticas que proporcionem suporte a assuntos relacionados com a instrução em química de nível superior. Deste bloco constam ainda alguns experimentos para uso no ensino básico ou fundamental. Em Sites de Apoio são comentados os materiais contidos em outros endereços eletrônicos, com conteúdos considerados relevantes e de interesse na área de Química.

Química Geral Virtual - UFSC Site com experimentos virtuais de química geral. Construído pelo Prof. Dr. Édson Minatti.
site: http://qmc.ufsc.br/geral

Química Orgânica Experimental I - UFSC Site com experimentos virtuais da disciplina de química Orgânica Experimental I do departamento de química da UFSC.
site: http://quark.qmc.ufsc.br/organica

Revista Química Nova na Escola A Revista Química Nova na Escola (QNEsc), com uma periodicidade semestral, propoe-se a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro. QNEsc Integra-se à linha editorial da Sociedade Brasileira de Química, que publica também a revista Química Nova e o Journal of the Brazillian Chemical Society.
 http://foco.fae.ufmg.br/sbq-ensino/ensino.pl?secao=qnesc

WebElements Periodic Table WebElements Scholar Edition - for chemistry and other students at universities and schools.
site: http://www.webelements.com

Softwares

ACD/Chemsketch 5.0 Freeware
O manual do programa Chemsketch em português está disponível no site do fabricante do software (ACDLabs) através do site:

dica: para baixar o manual, clique com o botão direito do mouse no link acima e, depois escolha a opção "salvar destino como...".

Para ver o informativo do software, clique aqui

Chemland 6.0 Freeware

Software desenvolvido pela Universidade de Massachusetts com diversas simulações nas mais diversas áreas da química.

Tamanho: 25MB

para fazer o download, clique aqui

Acesse a versão on-line em:

Emiliano Cheme

Caso você tenha um site na internet que queira indicar, clique aqui! para enviar as informações.

Para enviar seu comentário, clique aqui!
Ó 2003-2004 - Núcleo de Apoio ao Ensino da Química - NAEQ - Todos os Direitos Reservados
Webmaster - Emiliano Chemello
Webstats4U - Free web site statistics

Tabela periódica ilustrada

http://elements.wlonk.com/Elements_Pics_Simple_11x8.5.pdf

sábado, 5 de maio de 2012

Sobre a Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

 
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Os preparativos para a Conferência

A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões do Comitê Preparatório (conhecidas como “PrepComs”). O Comitê vem realizando sessões anuais desde 2010, além de “reuniões intersessionais”, importantes para dar encaminhamento às negociações.
Além das “PrepComs”, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.

O processo preparatório é conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretariado da Conferência conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se reúne com regularidade em Nova York e decide sobre questões relativas à organização do evento. Fazem parte da Mesa Diretora representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidência do Embaixador Kim Sook, da Coréia do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de país-sede da Conferência, também está representado na Mesa Diretora.
Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para enviar ao Secretariado da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual será negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.

FILME: Pu 239


"Uma visão da vida nos escombros do império soviético – aterradora, apavorante, inquietante, assustadora.
Denso, forte, pesado, o filme consegue de tal forma criar um clima de horror que chega a dar engulhos, mal estar. E isso assim porque eu vi no quarto, antes de dormir, praticamente sem som, e cansado. Estava zapeando, o filme estava para começar, quis ver o lead – e não dava para parar. Do elenco, eu só conhecia Rhada Mitchell, essa moça de beleza deslumbrante; toda a apresentação vem no fim, e só então vi que Steve Soderbergh e George Clooney são produtores executivos.
O filme pega muito pesado no clima de fim de feira da Rússia pós-comunismo, um país aprendendo, da pior forma possível, a virar capitalista – mais ainda do que o ótimo O Senhor das Armas. Mostra as gangues, as máfias, o crime solto, a violência gratuita, o abuso da quase escravidão das belas mulheres à venda – tudo, na verdade, está à venda, as mulheres, as consciências, os restos do arsenal bélico soviético, até o plutônio produzido na usina nuclear com projeto militar secreto.
Esse Paddy Considine, que eu não conhecia, está muito bem no papel principal, o do engenheiro químico que bem no início da narrativa recebe uma descomunal dose de radiação na usina, não consegue acordo algum com os patrões para garantir o futuro da mulher (Rhada) e do filho, e, no desespero, rouba 100 gramas de plutônio (o Pu-239 do título) para vender no mercado negro de Moscou, onde tudo, absolutamente tudo se vende.


É um filme para rever – apesar de toda a dureza apavorante que conta e mostra."

PU-239/The Half Life of Thimofey Berezin
De Scott Z. Burns, EUA, 2006.
Com Paddy Considine, Rhada Mitchell, Oscar Isaac,
Roteiro Scott Z. Burns
Baseado no conto de Ken Kalfus
Cor, 97 min

DOCUMENTÁRIO: O Desastre de Chernobyl



Sinopse:
Há vinte anos, na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu em uma chama de cores que alcançou mil metros de altura no céu da Ucrânia.
O programa O Desastre de Chernobyl documenta uma batalha autêntica contra o tempo, que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Durante os oito meses posteriores a explosão da central nuclear, 800.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis procedentes de todas as regiões da antiga União Soviética trabalharam sem descanso para tentar moderar os efeitos da radioatividade, construir um sarcófago ao redor do reator acidentado e finalmente salvar o mundo de outra provável tragédia. Todos eles estavam sendo guiados pelo temor a uma perigosa e possível reação em cadeia derivada da explosão inicial, cem vezes superior aos efeitos da bomba de Hiroshima.
Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história, a explosão de Chernobyl produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada na antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e inclusive ao leste dos Estados Unidos. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e a atual Rússia foram altamente contaminadas. Como resultado, 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus lugares de origem. 60% do pó radioativo ficaram concentrados no território da Bielorrússia.

Ficha Técnica:
Gênero Documentário
Titulo Original: The Battle of Chernobyl
Duração: 1 h 37 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Produção: Discovery Channel


Onde encontrar o documentário: - Torrent


Plano de aula :
- Revista escola - Entenda o acidente nuclear em Fukushima, no Japão

- Portal do Professor - Radioatividade: benefí­cios ou malefí­cios?

- Revista escola - Esclareça os riscos e as vantagens da energia atômica

Trabalhos relacionados:
- Educacional - Chernobyl

- Educação Uol - Tragédia no Japão - Tremor arrasa cidades e provoca crise nuclear

- Veja - Japão vive pior acidente nuclear desde Chernobyl

- Revista Época - As consequências mundiais da crise nuclear no Japão

Outras orientações sobre o tema, veja neste Blog: Síndrome da China

FILME: Síndrome da China


Sinopse:
Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, Kimberly Wells (Jane Fonda), uma repórter, vê algo muito irregular e Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma discretamente o “incidente”. No entanto, devido a pressões, o filme não passa no noticiário. Fica claro que existe um esquema para tentar encobrir o acontecido, pois se o caso viesse à tona a usina seria fechada até uma nova vistoria ser feita, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard desejam descobrir a verdade e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina, que gradativamente toma consciência da gravidade da situação.

Ficha Técnica:
Titulo Original: The China Syndrome
Gênero: Drama
Ano: 1979
Duração: 122 Min
País: EUA
Director: James Bridges


Onde encontrar o filme: Link direto-Parte 1/3-, -Parte 2/3- e -
Parte 3/3-


Plano de aula:
- Portal do Professor - Como funciona uma usina nuclear?

- Portal do Professor - Vamos inspecionar uma usina nuclear.

-Portal do Professor - O que a Energia Nuclear tem a ver com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?

- Portal do Professor - Radioatividade e energia nuclear: É possí­vel o uso pacífico? Parte 1

- Portal do Professor - Radioatividade e energia nuclear: É possí­vel o uso pacífico? Parte 2

- Portal do Professor - Cidade do Átomo – Usina Nuclear – Parte 1

- Portal do Professor - Cidade do Átomo – Usina Nuclear – Parte 2

- Revista escola - Afinal, quem precisa de usinas atômicas? A classe responde

- Veja - Chernobyl, uma tragédia radioativa

Trabalhos relacionados:
- G1.globo - Entenda vazamento radioativo em usina atingida por terremoto no Japão

- EcoDebate - Os riscos da energia nuclear, artigo de José Goldemberg

- GREENPEACE - Verdade e perigos da energia nuclear

- Comissão Nacional de Energia Nuclear - Apostila - Energia Nuclear

Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia


Sinopse:
O Filme passa-se em Goiânia. Conta a história de Vavá e seu amigo (narradores), que juntos descobrem uma peça de chumbo nas ruínas de um antigo hospital. A peça encontrada trata-se de um material radioativo (o Césio 137)

Ficha Técnica:
Direção: Roberto Pires
Ano de Lançamento: 1990

Onde encontrar o filme: Acervonacional.blogspot.com


Plano de aula:
-Revista escola - O perigo pode estar ali na esquina

Trabalhos relacionados:
- O ACIDENTE DE GOIÂNIA

- Acidente Radioativo de Goiânia

- Portal da radiologia: O acidente radioativo com césio 137 em Goiânia

-Comissão Nacional de Energia Nuclear - Radioatividade

-SB Física - Para entender a irradiação e a contaminação radioativa
-